Sobre nós

No início dos anos 60, Zélia Maria Medeiros Brilhante Poim e António de Medeiros Sousa Poim, actuais sócios-gerentes da FÁBRICA DE APERITIVOS PÉROLA DA ILHA, LDA., trabalhavam para a firma Pereira & Pereira. Zélia Poim começou por ocupar o cargo de cozinheira, vindo a exercer mais tarde as funções de empregada de Caixa. António Poim, por sua vez, era Electricista daquela empresa.

Enquanto empregada de caixa, Zélia Poim já fornecia à Pereira & Pereira alguns produtos como: salsa, agrião, alface e até flores cultivadas por si. Algum tempo depois começou a confeccionar doçaria em casa, como: amendoim com açúcar e a amêndoa sobremesa, ambas feitas de forma artesanal numa pequena panela. Zélia dedicou-se igualmente aos produtos fritos como: grão-de-bico, batata frita e fava frita, pacotando-os na altura em pequenos embrulhos plásticos selados com fita adesiva e sem personalização.

Primeiros Equipamentos

Com isto em mente, Zélia e António compraram os seus primeiros equipamentos (balança, fritadeira e alguns tabuleiros em inox) exactamente à firma Pereira & Pereira e deram inicio á sua pequena empresa na Fajã de Cima, na altura denominada ZÉLIA POIM.A recém-criada empresa foi pioneira no fabrico de aperitivos, notando-se quase imediatamenteuma grande adesão do mercado micaelense.

Nova máquina

Com o aumento do volume de vendas, a firma investiu em novos equipamentos, deslocando-se António Poim a Lisboa de modo a encontrar máquinas que garantissem a satisfação do aumento da procura. Almejando a compra de um aparelho de fabrico de amendoim com açúcar, António Poim ficou desiludido quando constatou que a máquina que lhe fora enviada era uma de fabrico de amêndoas forradas de açúcar (como a amêndoa Lisa Cores, Francesa e Popular).

Primeiras amêndoas

Dado que o casal naquele tempo não conhecia as técnicas inerentes à confecção deste tipo de amêndoas, pediu esclarecimentos a uma pessoa amiga com conhecimentos na área; António Poim, numa única panela de cobre, começou a fazer as suas primeiras amêndoas.

Aumento da estrutura da empresa

Em 1988, a firma contava já com seis colaboradores e, com vista a dar resposta a todas as encomendas, comprou a sua primeira máquina de embalamento com filmes contínuos personalizados e adequados a cada produto.

Novo edifício

Foi também por esta altura que a firma investiu num novo edifício, adquiriu equipamentos mais modernos (como frita deira industrial semiautomática, um torrador contínuo e máquinas de embalamento com pesagem automática).

Criação do logótipo

Também foi na altura criado o logótipo por Francisco Paquete, genro dos sócios, que apresenta a ilha de São Miguel com um anel, com a marca PEROLA DA ILHA sobre a ilha e no lugar de Fajã de Cima uma pérola, junto com um coração que representa o amor e a dedicação na confecção dos produtos, logótipo que é ainda até hoje a imagem de marca.

Novos produtos

Em 1997, a Fábrica continuava a seguir um claro rumo de crescimento, tanto que se aventurou no fabrico de novos produtos, nomeadamente produtos congelados como: pizzas, rissóis, croquetes de carne e pastéis de bacalhau. Foi inclusive a filha do casal, Sónia Poim, a pioneira no fabrico das pizzas congeladas. Desde então, e já com um mercado fiel à qualidade da sua oferta, a Fábrica tem criado novos produtos e tem-se dedicado ao embalamento de alguns produtos importados, sempre com o objectivo de agradar cada vez mais os seus clientes.

Na atualidade

Actualmente a FÁBRICA DE APERITIVOS PÉROLA DA ILHA, LDA conta com uma estrutura física de 1550m2 e emprega 21 colaboradores (incluindo os sócios gerentes) repartidos pelas áreas dos aperitivos, congelados, vendas e distribuição.

FILOSOFIA DA EMPRESA

A filosofia da FÁBRICA DE APERITIVOS PÉROLA DA ILHA, LDA., baseia-se na manufacturação de produtos com maior qualidade possível, tendo como prioridade o bem estar dos seus clientes (tanto na satisfação das necessidades do mercado, como na integridade dos preços praticados).

MENSAGEM

A FÁBRICA DE APERITIVOS PÉROLA DA ILHA, LDA. É uma pequena/média empresa que tem evoluído ao longo dos tempos sem nunca perder de vista o objectivo que sempre a motivou: a satisfação dos seus clientes. Para atingir tal propósito, foi necessário investir ao longo dos anos em novas tecnologias e no crescimento do número efectivo de colaboradores, sendo possível, apenas assim, fazer face ao incremento do volume de negócios. A sua maior preocupação sempre foi, e sempre será, manter a qualidade que desde o primeiro dia lhe foi reconhecida.


LOJA PÉROLA DA ILHA

Visite a nossa loja onde pode encontrar todos os nossos produtos e conhecer melhor cada uma das nossas variadas gamas!

Caminho da Adutora, 14
9500-511 Ponta Delgada

PÉROLA DA ILHA ONLINE

“Por acaso as vossas pizzas congeladas são das melhores. O que é regional é que é bom. E da minha freguesia, da Fajã de Cima, melhor ainda!”

- Fábio Miranda -

PÉROLA DA ILHA TODO O ANO

NOV.
05/09

Conheça os dois novos sabores de pizza ATUM e VEGETARIANA

Dias 8 e 9 de Novembro degustação na nossa loja

NOV.
12/16

Promoção produtos GAMA NATURAL

Passa uva sem grainha 180g e cajú cru 180g. Uma conbinação prefeita! Dias 15 e 16 degustação.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Informação Aceitar